terça-feira, 12 de março de 2013

Verdades, mitos e estágios do alcool



Bom, muitos me perguntam como o alcool funciona, o que acontece, o que é de verdade, o que é de mentira, seus reais efeitos e talz. Aproveitando que estou bêbado (um bêbado ainda consciente das coisas, que fique claro), me surgiu a ideia de explicar as verdades, as mentiras e os estágios da bebedeira. Acho que isso é um serviço de utilidade pública, principalmente para quem está entrando nessa vida agora.

1. Bebida dá apagão: VERDADE! Sim, a bebida ataca os neurônios. Ela os envolve com uma capa de gordura, portanto, muitas coisas acabam sendo perdidas, principalmente memórias da bebedeira, que são os neurônios "mais frescos" digamos assim. Acreditem: bebedeira dá apagão sim, se alguém fez algo bêbado e diz que não se lembra, pode acreditar que é verdade.

2. Água cura ressaca: MENTIRA! Água ajuda, uma vez que nosso corpo fica desidratado, mas não podemos dizer que ela cura mesmo a ressaca. O que funciona com ressaca é tomar um bom remédio e dormir, ou se manter bêbado (como eu faço).

3. Se beber muito vai morrer cedo: DEPENDE! Isso vai depender muito do seu organismo. Conheço gente que no segundo porre teve coma alcoolico, e conheço gente que bebe muito e nem bêbado fica. Isso é questão de genética, além da questão biológica é claro.

4. Cerveja dá barriga: MENTIRA! As calorias de uma cerveja são altas, mas a sua gordura trans não. O que faz as pessoas pensarem que cerveja dá barriga, é que a cerveja quase sempre é acompanhada de comidas calóricas, como petiscos e salgadinhos, e é isso que faz a pessoa criar barriga. Se ela só beber cerveja não vai ter barriga.

5. Quando bebemos muito gorfamos: MENTIRA! Não é o excesso de alcool que faz você gorfar, e sim o excesso de líquido. Se você beber 20 latinhas de cerveja, irá gorfar com certeza, isso equivale a cerca de 7 litros de líquido. Se você beber 7 litros de água, vai gorfar também. A questão é que é liquido demais pro seu estômago.

6. Alcool "amacia" as coisas: VERDADE! Quando estamos bêbados, estamos anestesiados de alguma forma. Isso nos ajuda a nos sentir melhor diante de problemas, nos faz mais tranquilos perto das coisas. Ele não resolve nada, que fique claro, mas por um instante, nos faz sentir melhor.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora partamos para os estágios do alcool. Que fique claro, já passei por todos, todos mesmo, acho que a maioria já passou por todos, alguns só por alguns, mas isso depende do seu nível de alcool. Que fique claro: isso varia de pessoa pra pessoa, cada um fica de um jeito quando bebe. Vou pegar como exemplo um homem padrão, que fica um bêbado padrão, com cerca de 75Kg, só pra ilustrar. As doses oscilam, mas os efeitos são bem semelhantes. (Por dose, entendam 50ml, cerca de 1/20 de uma garrafa).

1-2 doses de vodka: tudo tranquilo, a conversa normal. Pode rolar uma transpiração a mais, mas isso é meio raro. Geralmente nem se nota.
3-4 doses de vodka: a voz fica um pouco alterada, assim como os sentidos, que ficam pouca coisa mais devagar. Ainda assim, a conversa está tranquila, parece ser coerente ainda.
5-6 doses de vodka: esse estágio é a transição. Aqui começam os gritos esporádicos, ainda poucos, mas já ocorrem. A voz está visivelmente bêbada. Os braços se mexem demais. O individuo ainda está consciente, mas já meio alterado.
7-8 doses de vodka: a pessoa fica um pouco mais agitada. Com certeza já está suando, olhando torto, a voz bem mole, fala frases sem sentido, dá risadas esporádicas... Mas ainda consciente.
9-10 doses de vodka: aqui o individuo começa a cair dos lugares. Estando numa cadeira, começa a cair pros lados. Se ele estiver com sono, com certeza vai dormir, se ficar sentado. Já não presta muita atenção na conversa, apenas grita umas frases soltas. Ainda não apagou...
11-12 doses de vodka: finalmente o apagão acontece. Ele vai vomitar, vomita e quer beber mais. A bebida já não entra, ele empurra a bebida goela abaixo, sem lembrar que está fazendo isso. Nesse momento, a vodka já está atacando bem o cérebro.
13-14 doses de vodka: geralmente PT. O individuo cai no chão e dorme. Coloque ele com a cabeça pro lado e tente arrastá-lo pra um lugar confortável. Se ele não quiser, não insista, deixe ele no chão. No dia seguinte vemos o que acontece.

Geralmente, GERALMENTE, é assim. Existem excessões, mas os caras não costumam passar da décima quarta dose. As excessões não mudam muito do estágio 9-10 doses, isso estando na décima quinta dose pra cima, a diferença é que bebem mais, mas as groselhas ainda são as mesmas.

Enfim, espero que tenha esclarecido algumas coisas sobre o alcool. E lembrem-se crianças: Não bebam! Isso é um caminho sem volta. Obrigado.

Zaratustra

Um comentário: