domingo, 14 de agosto de 2011

A Tríade da Vida

Amigos! Há cerca de três anos, quando dava os primeiros passos na arte do filosofar, lendo filosofia pessimista, niilista e hedonista, escrevia algumas merdas em algumas folhas velhas, enebriado por alcool barato em madrugadas loucas de porre. A maioria dos pensamentos não tinha sentido algum (culpa da bebida!), mas um deles era completamente coerente e completo. Esse pensamento eu intitulei de "A tríade da vida".

Esse pensamento se explica melhor com a concepção visual dele, que segue abaixo.


OBJETIVOS

ALEGRIAS

FUGAS


O que está escrito acima, é a composição da vida em três palavras. Essas três palavras preenchem completamente o sentido físico da palavra vida. Vou explicar palavra por palavra.

OBJETIVOS - A vida é uma sucessão de objetivos. Tudo se faz na vida com objetivos. Você vai no mercado com um objetivo. Você estuda com um objetivo. Você trabalha com um objetivo. Você vai ao banheiro com um objetivo. Você desiste de ter um objetivo com um objetivo. Tudo na vida tem uma finalidade. Um final. Algo a se chegar.

ALEGRIAS - São as recompensas dos objetivos. Quando alcançamos objetivos, e conseguimos conquistá-los de maneira funcional, é gerado em nós um sentimento denominado alegria. Muitas vezes são momentos curtos, que tentamos repetir frequentemente. São as alegrias que nos motivam a buscar os objetivos.

FUGAS - E quando os objetivos não são alcançados? Para isso temos o que chamo de fugas. As fugas nada mais são do que tentativas efêmeras de aliviar a frustração por não ter alcançado determinado objetivo. Essas fugas são como as alegrias, no sentido de que são curtas. Nos dão um alívio momentâneo, vazio. E no dia seguinte voltamos às nossas frustrações.

Isso é só um esboço do pensamento. Na verdade, cheguei a escrever cerca de vinte páginas sobre o assunto, mas amigos, convenhamos o seguinte: vocês leêm essa merda com o intuito de... sei lá porque, porra. Então tomem esse esboço e reflitam. Acredito que vocês chegarão a muitos outros questionamentos e descobertas. E esse é meu objetivo.

Zaratustra


Nenhum comentário:

Postar um comentário