domingo, 21 de agosto de 2011

O Grito Silencioso de um Coração Angustiado

Boa noite.
Hoje irei postar de forma diferente da que vocês estão habituados a ver. Deixarei um pouco meu lado racionalista e vou fazer com que o lado emocional tome conta de mim. O título do post pode até ser um pouco engraçado se for fazer uma análise, porém, esse post não será nada engraçado. E no final talvez vocês entendam o motivo desse título.
Muitos pensam que a parte mais difícil de se montar um post é a conclusão. Outros acham que é o desenrolar do post. No meu caso, a parte mais difícil é o começo. Muitas vezes eu me sento na frente do computador e fico encarando a tela em branco pensando em como começar a escrever mesmo que eu já tenha todas as idéias em minha cabeça. Enfim, vou simplesmente fechar os olhos e deixar meus dedos me guiarem no desenrolar. Chega de enrolação e vamos logo pro que interessa.
Estou cansado. Cansado de pessoas fingindo ser felizes, ou então sendo felizes em um mundo onde uma mísera porção é decente. De vez em quando vou ao shopping dar uma volta e ver alguns livros, tomar um chopp e dar uma fuçada no painel de empregos. Já perdi as contas de quantas vezes eu vi jovens com aqueles malditos bonés, malditas blusas e bermudas andando pelo shopping com o maior gingado e ouvindo música alta na porra daquele celular como se fossem os donos daquele lugar. E o pior: muitos deles não tem nem 16 anos. E pior ainda: é por esse tipo de gente de bosta que as garotas choram.
Já perdi as contas de quantas vezes eu vejo pessoas com dinheiro agindo como se cagassem ouro. Falando de suas viagens para fora do país, falando do que compraram, de como foi viajar na primeira classe em um avião. Me enoja tanta futilidade. E eles são de certa forma felizes com essa merda. Ou pelo menos fingem bem.
Não vou negar que no fundo eu até sinto uma certa inveja dessas pessoas. Afinal, não sou bonito, não sou inteligemte, não tenho dinheiro e não sou feliz. Conversando com Zaratustra esses dias ele comentou sobre uma frase do Nietzsche que dizia que é comum as pessoas não gostarem de outras e inventarem as maiores desculpas, mas ninguem, ao ser questionado o motivo de não gostar de uma pessoa, responde "não gosto dela pois essa pessoa está acima de mim". E realmente é verdade. Admito que tenho inveja de muitas pessoas. Pessoas inteligentes, bonitas, com dinheiro e com uma namorada que as ama. Era tudo o que eu mais queria. Continuem nessa sua ignorância dizendo "ai, não gosto de tal pessoa pois ela é metida". Admita logo que a inveja e queria ter o que ela tem. Admita logo que queria ser metade do que essa pessoa é. Mesmo que a pessoa seja fútil e digna de receber nada mais do que puro desprezo.
Como já devem ter notado em posts anteriores, não acredito na felicidade. E irei citar uma pequena reflexão sobre um trecho de um livro do Schopenhauer. O que existe é a tristeza. A morbidez. O que chamamos de felicidade são apenas pequenos momentos de breve prazer, onde a felicidade fica inativa ou dormente. No fim ela sempre volta, e precisaremos recorrer novamente para nossas fugas para encontrarmos um breve momento de prazer e nos enganar dizendo que estamos felizes.Oras, dizem que recordar é viver. Temos lembranças agradáveis, mas todo mundo sempre tem uma recordação que causa dor. Uma lembrança que causa sofrimento. Basta essa memória estar presente para acabar com todas nossas memórias boas. E o que acontece? Sofremos. Sentimos dor. Todo mundo tem uma ferida interna que não pára de sangrar. Dessa forma, se recordar é viver, e tendo em vista que no fundo a recordação é sofrimento, não tenho medo de afirmar que Viver é Sofrer.
Escutem bem, malditos frutos da miserável existência humana. Qual o sentido em viver? Vivemos para alcançar algum objetivo? Pra procurar uma felicidade que nunca encontraremos? Porra nenhuma! Vivemos pois estamos vivos, e é isso o que pessoas vivas fazem. Elas vivem enquanto esperam a hora de morrer. Se você nunca foi machucado por alguem que considerava especial, não se preocupe, pois pode ter certeza que um dia irão te machucar. Se você se considera machucado mas diz que "seguiu em frente" é porque a dor não foi tão grande, ou então você não gostava tanto dessa pessoa. Pode ser um amigo, uma namorada, um namorado ou alguem da sua família. Uma hora a dor virá, e você irá preferir a morte. Apenas quem amou alguem de verdade, ao ponto de preferir morrer do que ver a pessoa triste, e certo dia esta pessoa te descartar como se fosse um pedaço de papel encoberto de merda sabe o que estou falando. Apenas quem já viu a própria mãe chorando e te abraçando, implorando perdão e pedindo desculpa por não ter condição financeira de dar a vida boa e digna que o filho merece sabe do que estou falando. Amaldiçôo (foda-se se não tem mais acento. Não sei se ainda tem essa porra. Não sou gramático, caralho!) o dia que eu nasci. Gostaria que meu pai tivesse batido mais uma punheta antes de transar com minha mãe, dessa forma eu estaria livre de toda essa podridão das pessoas e desse mundo de merda. Vemos as pessoas que amamos nos decepcionando, familiares e amigos. É tudo muito triste. Angustiante. Desgostoso.
Uma das coisas que eu mais gosto é ver crianças brincando. Elas se divertem e são felizes com pouca coisa. As crianças sim têm um sorriso sincero, uma felicidade sincera, um olhar verdadeiro. Ainda não foram corrompidas pela nefasta escória humana. Muitos já viram alguma criança chorando pois derrubaram o sorvete ou então porque seu balão estourou ou escapou de suas mãos, indo para o céu. E com certeza a maioria já pensou "Poxa, tudo isso por causa de um sorvete/balão?". O fato, seus bostas, é que aquele sorvete ou aquele balão era um dos fatores que tinha feito a criança ganhar o dia. Aquele sorvete ou aquele balão era mais do que um simples sorvete ou balão para a criança. Era a felicidade dela. Quando ela vê seu sorvete espalhado pelo chão, seu balão voando pelos ares, é como se ela estivesse vendo parte de sua felicidade indo embora. E querem coisa mais simples, mais singela do que ter sua felicidade representada em um sorvete? Em um balão? Onde o simples ato de comprar outro sorvete ou balão traria o sorriso de volta nos lábios da criança?
Enfim, tinha muito mais coisa que eu gostaria de falar, mas agora não consigo lembrar. Como eu disse, este foi um post fora dos padrões que eu estou acostumado a escrever. Aproveitem seu dinheiro, sua beleza, sua falsa felicidade. Torçam para que a dor nunca chegue até vocês e torçam para que vocês nunca abram os olhos para o mundo como ele realmente é. Pois quando isso acontecer, seu coração sofrerá com a angústia, e ao gritar... não terá ninguem para escutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário