quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sobre o poder de decisão

Amigos! Existem algumas coisas na vida que são deveras triviais, mas possuem uma influência monstruosa em nossas vidas. É o caso do nosso bem maior. É a única coisa que certamente sempre teremos. O nosso poder de decisão, ou poder de escolha. Por mais que tenhamos menos possibilidades de escolha, sempre temos uma escolha. E hoje analiso o poder disso e como é fascinante sua existência.

Ano passado, conheci a metafísica aristotélica. Em tese ela acredita que uma atitude sua tem influência (indireta, mas real) na existência de outra pessoa, ou de outro ser vivo. Isso significa que algo que você faça aqui, no Brasil, pode influenciar em alguma outra parte do mundo, em alguém que você não conheça. Bom, eu não vou tentar explicar as questões dos cálculos astrofísicos, a questão do alinhamento do cosmos, até porque sou incapaz disso. Mas acredito na metafísica. Mesmo sem entender os cálculos. Foda-se! A metafísica é a minha religião. Creio sem compreendê-la por completo. E creio nisso. Mas esse foi só um adendo. O que quero explorar mesmo é o poder de escolha e suas consequências na sua vida.

Ainda não falei sobre o tempo aqui (preciso falar, urgentemente), mas o tempo é algo imutável, e que nunca retrocede. Sendo assim, o seu presente não tem volta (parece óbvio?) e tudo o que é feito no presente não poderá ser refeito. As vezes você pode "fazer de novo", mas já existirá a primeira tentativa de fazer. Isso não se apaga. E isso que fode muitas coisas. Esse lance do presente ser irremediável. Pare pra pensar nisso, por obséquio (de nada pela educação...). Tudo o que você faz, vai te influenciar, vai mexer com vidas próximas ou distantes da sua. Exemplos? Imagina um dia que você está mal humorado. Você pode destruir várias vidas e nem perceber. De manhã você xinga alguém no trânsito, depois no trabalho. Ai vai almoçar e o almoço demora, você xinga a atendente. Ai passa no banco, briga com o funcionário. A noite briga com a esposa. Enfim. São coisas que não tem mais volta. Isso ficará para sempre no subconsciente dessas pessoas. Não há "conserto". Já era! Parabéns! Você acaba de ajudar a matar o emocional de várias pessoas, muitas que você nem conhece.

E partindo para uma linha mais egoísta, o que você faz no presente, vai te influir no seu futuro. Seja a curto ou a longo prazo. Você estar lendo esse texto (parabéns pela perseverança...), vai mudar alguma coisa. Não digo que você vai acreditar no que digo, ou pensar no que digo, mas o tempo despendido lendo isso poderia estar sendo usado em outra atividade, que direcionaria sua vida para outro âmbito. Curioso não?

Portanto, não irei me delongar mais. Mas o que deixo de mensagem final é o seguinte: pense. Pense muito bem em tudo o que você diz, no que faz, no que pensa... Tudo é importante. Todas as decisões são importantes. Todas elas podem mudar a sua vida. Pense nisso! Seja mais calmo e consciente no que faz.

Zaratustra

Nenhum comentário:

Postar um comentário