sábado, 10 de setembro de 2011

Sobre a angústia - Post Proibido



Amigos! Escrevi isso na minha semana de reflexão. Estou melhor agora. Na verdade bem melhor agora, tanto que discordo com algumas coisas que escrevi, principalmente as ideias suicidas que estão camufladas no texto. Cheguei a publicar, mas retirei em seguida. Achei que é informação negativa demais, e que isso pode destruir a cabeça de algumas pessoas. Mas Sócrates leu e achou que deve ser postada. Portanto, tentem ver como uma pura análise sociólogica. Obrigado.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

*Madrugada do dia 31/08/11 para 01/09/11

Amigos! Se o dia de vocês está bom, ou ainda não começou e você está otimista, peço que por favor feche essa página. Sério. Agora mesmo. Hoje não estou com boas vibrações. Como já disse em 2008, em uma velha poesia, "não quero ser pessimista, mas não estou para otimismos..." O tema é reflexo do meu momento pessoal. Se eu pudesse explicar tudo o que sinto em uma palavra, essa palavra seria angústia. É claro que não é so angústia. Existem muitas outras coisas envolvidas, que vão além de sentimentos. Na verdade é uma ruína psicológica tão forte que os sentimentos são consequências dessa merda toda. Geralmente, quando vou postar um pensamento aqui nesse blog, penso em não escrever muito, em tentar ser o mais simples e claro possivel, em metaforizar as coisas para transmitir de forma correta o que penso. Mas hoje não. Hoje estou num dia "Foda-se". Eu quero que as coisas se fodam. Não quero seguir os malditos padrões criados pelos filhos das putas dos seres humanos. Mas ainda assim serei didático. Não consigo fazer um post só de choradeira. Preciso explicar as coisas, nem que seja minimamente.

Enfim, o que é a angústia? Ahhh e foda-se o dicionário. É muito racional para mim. Eu prefiro criar meu próprio conceito de angústia. O que eu sinto. O foda é que angústia é deveras abstrato (como todos os malditos sentimentos), e por isso permite tanger para várias vertentes. Eu penso que angústia é uma fórmula matemática. Veja:

ANGÚSTIA = TRISTEZA + ANSIEDADE

Simples, não? Pois é. A angústia é a tristeza evoluida. Me lembrei de Yugioh, quando você fundia duas cartas e fazia um monstro foda. Então, a angústia é esse monstro. Ele é mais forte do que uma simples tristeza. A angústia é aquela tristeza que você não consegue esquecer. É aquele trauma que você tem a anos e que sempre te atormenta. Sempre que estamos só tristes, ficamos nos lamentando, choramos, sofremos, mas quando menos percebemos, ela passa. Mas a angústia não. Ela faz você chorar, faz você sofrer (pra caralho!), e ao mesmo tempo ela te deixa preocupada com o futuro, gerando assim a ansiedade. E esse fator a mais é que fode tudo. Perdemos o sono, dormimos mal, ficamos tão preocupados que perdemos o ânimo para conversar, gerando muitas vezes um isolamento social. Só pensamos nela. Não temos mais outro assunto, seja com amigos, família, colegas. E como só temos a angústia em nossa cabeça, nos tornamos mudos com as outras pessoas. Afinal de contas, foda-se se você está angustiado. Isso é algo particular. Só você pode resolver. As pessoas não são obrigadas a compartilhar do seu maldito sofrimento. Elas nunca entenderiam mesmo, porque elas não ouviram o que você ouviu, não viram o que você viu, não passaram pelo o que você passou. O máximo que elas podem é dar apoio. E está ótimo isso. Elas estão fazendo o máximo por você. Tenha certeza.

Fiz uma relação das fugas com a angústia. As fugas fazem esquecermos momentaneamente a tristeza, e ajuda também a aliviar a ansiedade. Pelo menos enquanto estamos aproveitando as fugas, parece que estamos curados. Alguns até desabafam, mas nada que seja pior do que se manter sóbrio. A sobriedade te faz pensar muita besteira (claro que quando você sofre de angústia. Se você está saudavel, se mantenha sóbrio. Sério). Eu já estou chegando a um grau, em que não me motivo mais para beber. Não quero ficar alegre nem sob efeito de alcool ou drogas. Estou ficando velho pra isso. Quero só resolver o problema. Mas anos e anos de traumas de frustrações não se resolvem assim, de uma hora para a outra. Fazendo tratamento psicológico demora cerca de 10 a 15 anos, imagina sem tratamento. Por si só. É realmente complicado.

Noites mal dormidas são frequentes. Dorme, acorda, dorme, acorda, não dorme mais, fica andando de um lado para outro. Para. Pensa. Chora. Tenta dormir. Nada. Nada resolve. São madrugadas em claro. Noites de sono perdidas. Vida sendo desperdiçada. E isso tem a ver com a ansiedade. Quanto mais tentamos resolver o problema, mais pensamos nele, mais ficamos ansiosos para resolver e menos conseguimos resolver. Pois quanto mais entendemos o problema, mas tristes ficamos com a situação toda. Lembro de uma amigo meu. Inclusive, acho que ele se forma em filosofia nesse ano. Estudamos juntos. Ele me disse certa vez: "Para entendermos algo, temos que vivenciar esse algo. Se você quer entender a depressão, você precisa entrar nela, de cabeça. Quanto mais você se afundar nela, mais entenderá." E isso é realmente uma verdade. Só que só os idiotas entram de propósito. A grande maioria entra sem querer. E vão se afundando, se afundando, se afundando... Quando vemos, já está com sindrome de pânico, querendo se matar. É perigoso. Tem que ter cuidado. Por mais que pareça díficil, tem que haver sempre algo que te motive a acordar. Mas preferencialmente algo seu, particular. Se eu não tivesse minha motivação para levantar todos os dias eu estaria perdido. Existe uma música, que diz o seguinte: "O tempo ruim vai passar, é só uma fase. O sofrimento alimenta ainda mais a sua coragem." Isso me motiva. Acreditar que tudo ainda vai passar. Acreditar que algum dia, todos os meus traumas e angústias irão simplesmente sumir.

Lembro de um filme que assisti, chamado Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Porra! Precisa fazer uma merda daquelas para a vida real! Mas sem ser só para paixonites adolescentes. Para traumas piores. Para coisas piores. Que inveja sinto da ficção. Que inveja sinto das pessoas que conseguem passar por essas coisas com um porre monstro e uma ressaca infernal. Que inveja... As vezes as coisas não são tão simples assim. Por vezes o sofrimento se instala de tal forma em nós que por mais que tentamos nos livrar dele, ele não sai. Ele se apodera de nosso psicológico, o destrói e depois vai para a área emocional, devastando sem dó.

Enfim, não disse tudo o que queria, porque os pensamentos se perderam no caminho e minha mente já não está trabalhando muito bem depois de quase uma semana sem dormir direito. Fora tudo o que disse aqui. Mas depois de tanta morbidez e pessimismo, vou encerrar de outra forma. Acredito ainda na esperança. Creio que isso vá passar. Mas estou perdendo as forças para continuar lutando. Estou desmotivado para tentar enfrentar. E nada motivará. Nada. O que me resta fazer é ir resistindo e esperar o tempo me dar uma resposta do que me aguarda. Obrigado.

 Zaratustra

Nenhum comentário:

Postar um comentário