segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reflexão Sobre a Esperança (ou algo do gênero)

Boa tarde.
Sei que faz um tempo que não posto nada de interessante (isso se algo que eu já postei até hoje pode ser chamado de interessante). Enfim, o fato é que estou um pouco afastado da filosofia. Na verdade estou um pouco afastado de tudo. Meu pensamento está preso em outra coisa e não consigo mais ficar sentado horas refletindo e pensando sobre as coisas. Mas estou aqui hoje para falar um pouco sobre uma coisa que muitos dizem que temos que ter: Esperança.
Primeiramente, o que é a Esperança? De acordo com meu dicionário Michaelis, editora Melhoramentos, oitava edição, ano 2006, página 313: "1.Ato de esperar o que se deseja. 2.Confiança em conseguir o que se deseja. 3.O que se espera ou deseja".  Mas vamos ser francos, caros leitores, nenhuma definição técnica consegue reproduzir fielmente aquilo que sentimos. Esse é um dos principais motivos pelos quais eu tenho grande dificuldade em me expressar as vezes e mostrar os meus pontos de vista. Mas tendo em vista que já nos familiarizamos com o termo técnico dessa palavra de acordo com o dicionário, vamos refletir um pouco sobre ela.
Uma das grandes necessidades que o ser humano tem é possuir o controle sobre as coisas. Dizemos que gostamos de surpresas, mas no fundo nada é mais confortável do que saber quais vão ser os resultados de nossas ações. Realmente, algumas surpresas são agradáveis, enquanto outras são desastrosas. Enquanto estamos com o controle das coisas estamos bem, e é fácil sentir bem nessas situações. É fácil falarmos que basta ter Esperança. Mas e quando os resultados dependem de outra pessoa? E quando a maior parte de nossa felicidade está nas mãos de outra pessoa? Nesse caso, amigos, é que precisamos da verdadeira esperança.
Alimentamos a esperança quando aquilo que mais queremos não está em nossas mãos e não depende só de nós para alcançar nossa felicidade. Apelamos para a religião, crendices, orações, pensamentos positivos e outras coisas que poderão nos fazer sentir um alívio momentâneo enquanto esperamos. E é por isso, amigos, que gostaria de me desculpar por esse post mal elaborado e sem concentração de minha parte. Estou em um momento onde a esperança é a única coisa que me resta e não posso fazer nada alem de esperar. E por favor, Deus, caso esteja aí, não me deixe voltar para a tristeza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário